Portal La SalleÉTICA E MORAL NA EDUCAÇÃO

ÉTICA E MORAL NA EDUCAÇÃO
(Escrito por Roque do Carmo Amorim Neto)
 

O livro fundamenta e ressalta a importância da moral como princípio e substância da ética, enfatizando-as na educação. São apresentados conceitos e premissas, que esclarecem e associam princípios éticos a princípios morais, abordando-se a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg e assinalando-se a primazia da afetividade nesse desenvolvimento. O livro será lançado no III Colóquio Internacional do Imaginário, Educação, Mitanálise e Utopia, a ser realizado na Universidade Federal Fluminense, de 19 a 21 de agosto de 2009, no Campus do Gragoatá, Niterói, RJ. E no dia 25 de agosto, a partir das 19h, o livro será lançado em São Paulo, Capital, durante o VII Congresso Internacional da Sociedade de História de Educação Latinoamericana, que acontecerá na UNINOVE (Estação Barra Funda de metrô).
 

Irmão Lassalista é um dos autores de “Ética e Moral na Educação”, lançado nesta quinta, dia 20, às 19h, durante o III Colóquio Internacional de Educação na UFF


 O termo “moral” praticamente desapareceu das conversas e reflexões, e o termo “ética” acabou transformado em uma norma de etiqueta, com a discussão de ética e moral sendo um desafio. Em especial quando se trata da Educação como formação de professores. Com lançamento às 19h desta quinta-feira, dia 20, o livro “Ética e Moral na Educação”, escrito a quatro mãos pelos mestres em educação Roque Amorim Neto (irmão lassalista) e Margaréte May Berkenbrock Rosito (doutora pela Unicamp), explora bem esta questão.

Em linguagem clara e acessível, o livro fundamenta a importância da moral como princípio e substância da ética no processo 

de educação. Com o selo da Wak Editora, a obra será lançada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá, em Niterói), onde acontece o III Colóquio Internacional do Imaginário, Educação, Mitanálise e Utopia.


Dos autores
Mestre em Educação, formado em Filosofia e membro da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas, o irmão Roque Amorim trabalhou com a formação de novos irmãos lassalistas (2002 e 2003), foi professor na escola da rede La Salle em Botucatu (2004 e 2005), coordenou a Pastoral da Juventude Lassalista (2006, em São Paulo) e foi secretário geral do Provincial em São Paulo até 2008. Seguiu para os Estados Unidos, onde vive há um ano por conta de mais uma especialização em Saint Mary’s College of Califórnia, de onde acompanha o lançamento do livro escrito com Margaréte May, doutora em Educação pela Unicamp e professora da Pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo com 18 anos de experiência na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

SINOPSE - O livro apresenta conceitos e premissas que esclarecem e associam princípios éticos a princípios morais, abordando a teoria do desenvolvimento moral experimentado, escrito e defendido por Lawrence Kohlberg (um dos psicólogos mais citados na Europa e nos Estados Unidos), ressaltando a primazia da afetividade nesse desenvolvimento. Partindo da definição de Ética e Moral, os autores chegam à compreensão da formação de professores como um processo que favorece o desenvolvimento humano em seus diferentes conteúdos, dando especial atenção à dimensão da afetividade. Sem dúvida, uma importante leitura para professores em geral.
 

Dados do livro
Com quatro capítulos, 132 páginas e preço médio de R$ 19,00, “Ética e Moral na Educação” tem distribuição nacional e pode ser encomendado em livrarias de todo o Brasil ou pelo site da Wak: www.wakeditora.com.br. O capítulo introdutório é do educador e jornalista Wendel Freire e da professora Mary Rangel, Assessora pedagógica do La Salle Instituto Abel, coordenadora pedagógica dos cursos de graduação da Unilasalle-RJ e professora titular da Universidade Federal Fluminense (Didática) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ensino-Aprendizagem).

 

 

Agenda